Será a voltas das cadernetas de telefone?

 




Essa semana e, hoje aconteceram tres coisas que no final, fizeram uma conexão. Daí, minha reflexão. A primeira foi a insistencia do Instagram em fazer que eu aderisse a novo app, a segunda foi ver em uma loja, na Little Tokyo, um bairro no centro de Los Angeles, a venda das cadernetinhas de telefone e endereço de bolso e, a terceira foi ouvir a analise de um expert de tecnologia que analisava o lembrete instantaneo de tarefas basicas  no seu telefone.

 

Eu vou começar a minha conexão com a agendinha de telefone, gente, eu viajei no tempo. Eu tinha uma na bolsa e, em casa era maior, do tamanho de uma agenda do ano. Ih! Outra coisa funcional que tinhamos para anotar nossos compromissos e, lembretes, que ainda tem pessoas que usam no nome de Planner, muitos ja digital. Quando eu vi na lojinha de produtos japoneses, dei risada. Mas, sabe que acho importante termos ainda hoje, porque se roubar nosso celular, voce sabe quantos numeros de cabeca da familia ou do seus amigos? Muitos nem sabem, ate porque muitos trocam de telefone rapidamente.

 

Eu acrescentaria outra anotação, o email, além do endereço. Eu acredito ainda, que voltaremos a usar o email como meio de comunicação e, deixaremos o Whats up. A mensagem será para algo útil e rápido. E, com a questão de meio vigiados para não cometer danos para a sociedade dos nossos pensamentos, conversas diretas com a pessoa certa fica mais seguro e, se esta se sentir ofendida, tem provas de te processar.

 

A segunda conexão é novos aplicativos quase obrigatórios de se aderir para não perder o que se usa. Eu, particularmente, já me pergunto  se será útil para mim o tal aplicativo, se não dispenso. Já é um tormento ficar lembrando de várias senhas de cada ferramenta digital, softwares, mídia social, aplicativos, e, realmente, se voce ficar enviando ou checando mensagem de todos, não se trabalha ou faz alguma atividade. Eu pergunto quanto tempo se gasta em média checando Facebook (os velhos), Instagram, para os jovens o Tik Tok, Snap... algo assim de manhã? Voce  precisa ter mais?

 

A terceira conexão é na verdade uma constatação que o analistas fez. Antes, de ter celular algum, a gente praticava nossa rotina normalmente, acordava, levantava, tomava banho e ia para escola, ou trabalhar, ou pra academia, levar filho na escola, e, realizava as atividades do dia a dia. Hoje, antes praticamente de se acordar o despertar do celular já toca com uma voz se voce programar, com toda a sua agenda, para quem ligar, agenda do filho, do marido ou esposa, sem voce perguntar. Eu olhava minha agenda na noite anterior, hoje, não precisa. Bem, eu ainda não programei o meu celular para essa tarefa, ele fica até desligado, quando sei que todos os mais importantes da minha vida estão bem, em casa. Não tenho Alexa ou Siris, mas minha amiga não tem sossego com o celular dela. Só acho essa função boa para quem anda muito esquecido.

 

A minha reflexão principal é se todas essas ferramentas são realmente 100% úteis, se nós não conseguiríamos voltar a tomar conta de nossa vida sem tudo isso, confiando na nossa mente e auto controle, pelo menos um pouco, dizendo não para algum tipo de tecnologia que não faz diferença na nossa vida, não vai ajudar em nada, só tomar tempo. O tempo é feito para ser utilizado com coisas que nos faz progredir, crescer, aprender, e, nos divertir e, não ficar só olhando para uma tela esperando não sei o que. Se nos ajudar para isso, a tecnologia é bem vinda, se não, não obrigada.

 

Tecnologia, deixe a sua proposta e, eu vou analisar se eu te compro, enquanto estou lendo um livro de papel mesmo, ou usando o telefone de verdade conversando com uma amiga.Bjs!

 

Texto de Monica Rizzo Lopes

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humildade não é sinônimo de pobreza

ADVOGADOS E OUTROS RÉPTEIS... SERÁ?