Viver em uma casa sob rodas ou transformar a sua van em uma mini casa, é sinal de pobreza para você?

 Ter e viver em uma casa sob rodas é sinal de pobreza?

Eu sei que a pergunta é bem provocativa. Todavia, esse tipo de estilo de vida tem mais complexidade que se espera ter. Há inúmeras situações e razões para uma pessoa adotar um motorhome, uma van, um trailer atrelado ao carro como casa.

Quem não se pegou pensando se moraria ou não em tiny home? Um modelo mais atraente que o outro, porém, você é capaz de viver em um espaço muito pequeno, ficar nele por muito tempo? Muitos jovens da Australia e Nova Zelândia adotaram essa nova forma de vida, normalmente compram ou moram em um terreno da família e, ter uma tiny house foi a melhor forma de gastar menos em um imóvel. E, nem tudo são flores, porque eles falam que suja muito mais rápido e, depende onde param, se estiverem na estrada, não se permite estacionar. Além, de não ter cobertura de seguro nem como carro ou casa. Os furtos são maiores quando param em lugares urbanos.

Agora, pegando o link da tiny house para as casas motorizadas, esse é um mundo que tem de tudo! Super ricos excêntricos que você já percebe na estrada, com um motorhome, engatado um carro nele, caiaques no teto, se tiverem uma moto junto. Normalmente, você vai ver um casal acima de 50 anos na frente guiando tudo isso.

Tem aqueles aposentados com um limite de aposentadoria, que uniu a vontade de viajar com o limite do dinheiro deles, normalmente, as vans ou motorhomes não são tão equipadas, mas o suficiente.

Você vai ver em muitos locais, índios nativos americanos vivendo no meio do nada em trailers velhos e, a caminhonete do lado. Eles não têm realmente muito, e, foi a solução de moradia deles. Há cidades menores que o comércio desses veículos é um grande negócio, em conjunto com essas casas pré-fabricadas de alumínio, ou algo assim.

E, claro, tem aqueles que praticamente não tem onde morar, o que recebe por mês é muito pouco, muitos estão doentes e, pagam remédios, sem esperança de uma condição melhor de vida. Vivem em uma van. Do lado positivo, não estão dormindo ao relento, mas, se quebra o carro, já viu, o conserto é muito difícil para eles. O filme Nomadland, ganhador do Oscar de 2021, retratou muito bem isso.

Logo, quando você ver pessoas morando, viajando o tempo todo em veículos com rodas, já sabe que não se trata somente de pobreza, alguns são, outros não. Os americanos têm muito o hábito de conhecer os Estados do país, quando tem esse sangue aventureiro, de forma a gastar pouco.

O meu marido fala que quando surgiu o motel Motel 6, os pais deles começaram a viajar mais para outros Estados, porque o motel só custava $6 dólares. Outros já preferem ficar em camping. Tem muita natureza bonita nos Estados Unidos, porém, muitos não prestam atenção nisso. Logo, se tiver passeando por aqui e ver vans, motorhomes na estrada, procure não julgar muito se não é somente pobreza, cada um adota um estilo de vida, vivendo em estradas, por diferentes razões.


Texto de Monica Rizzo Lopes

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humildade não é sinônimo de pobreza

ADVOGADOS E OUTROS RÉPTEIS... SERÁ?