Diário de uma Brazuca- Divindo casa


Vamos falar de como americano mora? Não é igual a todas as partes dos Estados Unidos, eu estou dando o meu testemunho do lugar de vivo e, já ouvi que alguns estados também têm esse costume. O americano divide o teto seja com amigo ou com estranho. A principal razão é econômica e, um pouco para não ficar totalmente sozinho.
A gente vê em filmes as casas abertas, sem portões, enormes, mas, não se esqueça que o adolescente sai com 17 anos para o College, dividindo um quarto e, não volta mais para o palácio. Então, com o dinheiro de seu trabalho, ou contado  da ajuda dos pais durante a faculdade, vive sim em apartamentos, melhor em um quarto do apartamento dividindo a sala e a cozinha comunitariamente.
Bem, quando conheci o meu marido, ele já tinha financiado a casa e, já morava com amigos, alugando os dois quartos livres da casa. Amigo vai, vem outro, e, a casa nunca está vazia. Aqui chamamos de roommate, e, de certa forma ajuda a pagar o aluguel ou o financiamento. Em 3 anos de namoro, viu uma roommate sair e, entrar outro, e, por 4 meses tivemos minha amiga.
Hoje estamos só nós dois, e, por opção não queremos mais, seja por este tempo, talvez mudemos de idéia se a grana apertar. O ano passado o cúpido passou por aqui e os meus roommates se foram para se casarem e serem felizes com a família completa que arrumaram.
Mas, nem tudo é paraíso né? Lidar com a questão da limpeza da casa, espaço de freezer e geladeira, hora de cozinhar, divide ou não a comida,  televisão e gravação de programação, horário de barulho, e assim vai. Para uma brazuca, foi um pouco complicado, porque morei sozinha, como brasileira, a nossa cultura gosta mais de uma privacidade, de não dividir certas coisas e, ter que se adaptar ou lidar com isso, sem atrapalhar a rotina deles foi um exercício de mudança de mente e, tentar não se anular.


Quando resolvemos nos casar, os meus inquilinos ficaram preocupados, mas, nem se cogitou a mudança para eles, mesmo porque a ajuda financeira era importante. Um deles já estava há 9 anos, acredita? Aliás, muitos vivem assim, alugando quarto e procurando menor custo de vida para ter dinheiro na aposentadoria, principalmente solteiro.
Mas a vida é essa, tem que se adaptar, não levar nada para o pessoal e, tem que ser claro em regras dentro de casa para não ter confusão. Tem o lado bom, algumas festas no Super Bowl, Oscar, alguns jantares juntos, ou saídas para se divertir um pouco. Tive um roommate, meu amigo John que adorava tomar café em uma cafeteria diferente aos domingos e, tínhamos ótimos papos. Logo, não estranhe esse modo de vida nos States.
Você pode ganhar um amigo e, ter na hora de uma gripe alguém que vai na farmácia comprar um remédio ou fazer uma sopa para você.Até logo!

Monica Rizzo Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humildade não é sinônimo de pobreza