Humildade não é sinônimo de pobreza

A humildade é uma virtude que toda religião prega, busca ser gentil e simples. O significado da palavra, segundo pesquisa ( fonte indicada no final), vem de húmus, palavra latina que quer dizer terra fértil. A pessoa está sempre aberta a aprender algo novo.
O problema é o mau uso da palavra no dia a dia; principalmente no Brasil. Humildade virou sinônimo de pobreza. Acredita-se que a pessoa para não se referir à situação familiar financeira com a palavra pobre, diz ser de uma família humilde. E, virou uma frase mais que popular.
Ser humilde não tem nada a ver com situação financeira, pois, há pessoas humildes ricas e pobres, como, há pessoas arrogantes ricas e pobres. O brasileiro em si tem fama de ser humilde adaptável a inúmeras circunstâncias ou locais que se propõem a viver. Porém  há alguns brasileiros que se tornaram arrogantes quando alcançaram sucesso na vida, que falam “de boca cheia” que é de uma família humilde.
Eu nunca me esqueço de quando Sofia Loren em uma entrevista disse que “o segredo de seu sucesso foi ter vindo de uma família pobre”. O reconhecimento de sua origem é muito importante para dizer quem você é, quais os valores e as lições familiares que formaram o seu caráter.
Atualmente, os jovens e as crianças estão fazendo o que querem, e, os pais estão se desobrigando de educarem a sua prole. Logo, a velha desculpa da pobreza ou da “humildade”, é usada para receber dinheiro fácil,  não criando filhos com bons exemplos que os tornarão adultos responsáveis.
Esse é um dos problemas brasileiros. Urgentemente, precisamos de pessoas realmente humildes de coração, independente de que religião siga. As lições da escola terminam, mas as lições da vida são perenes e, acontecem todos os dias.

Texto de Monica Rizzo Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Geração do Milênio não está dando conta?