Até onde vai a sua generosidade?


Pondé sempre fala que é irritante ter um amigo melhor que você, mais bonito, inteligente e bom, muito generoso. E, segundo ele, essas pessoas existem, e, nos mostram que somos menores que eles, alguns sentem inveja. Na minha opinião não me incomoda, e, tenho orgulho de tê-los, assim,  eu me desafio a me tornar melhor como pessoa. Mas, claro que no fundo te incomoda saber que você não é tão generoso assim, saber nossos limites de certa forma nos frustram um pouco.
Falando em generosidade, alguém sabe realmente o que é geneorisidade? Temos várias definições e entendimentos, tornando subjetivo o seu conceito. Eu gostei muito do conceito que encontrei no blog/site linkado abaixo do texto: “Generosidade é a virtude de quem compartilha por bondade. Um ato de generosidade deve ser feito de forma desinteressada, sem esperar nenhum retorno.” Para os religiosos, é bem o que Jesus nos fala.
Mas, eu percebo que tem generosidade e, atitude com ética. O ético é aquele que age com uma certa bondade por querer ser correto e honesto com os seus semelhantes, segundo um conceito que encontrei ( link abaixo), “Ser ético ou ter um comportamento ético refere-se a um modo exemplar de viver baseado em valores morais. É o comportamento definido socialmente como bom.”  Todavia, há um limite nas suas práticas, ele não se sacrifica tanto em prol do outro.
A pessoa ética, boa até o seu limite  não vai levar o morador de rua para a sua casa, ou carregar todos os cachorros de rua abandonados para a sua casa. Pode até dar comida, ou levar para um canil de resgate. No final, faz o bem, porém, não se coloca em posição vunerável ou de risco. Essa é a diferença que vejo entre o bom ético e o generoso de verdade!
Esse artigo é uma crítica? Não propriamente, mas, um puxãozinho para nós nos vermos de verdade, para nos conhecermos melhor. Principalmente quando aquela amigona te mostra o que é ser generoso a fundo. Eu adoroa ter gente assim perto. E, graças a Deus tenho um grupo seleto que conto nos dedos, mas, duas ou três amigos que ultrapassam a expectativas de generosidade.
Claro que o cúmulo da generosidade é Madre Tereza e Irmã Dulce, não precisa querer chegar a tanto, mas, o que é importante saber é o seu limite, onde você pode ir além, e, sempre procurar fazer o bem seja por ética para uma sociedade mais justa ou, por um coração de ouro que você tem mesmo. Sempre sem querer nada em troca, okay? Porque se começar a se incomodar que o outro não faz o mesmo por você, então, precisa rever o seu conceito.
Obrigada meu amigos por sempre me inspirar a ser uma pessoa melhor. Até breve!
Texto de Monica Rizzo Lopes



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humildade não é sinônimo de pobreza