O aplicativo secreto no celular para o futuro

O mundo de hoje tem facebook,twitter, instagram, whatsapp, e umas centenas de aplicativos para não perdermos o contato, principalmente, os jovens.
O facebook, na minha visão foi criado para os jovens, num momento que se tinha o Orkut. E, agora, o face também está envelhecendo, porque a juventude se apoderou do twitter, instagram e whatsapp, para se falarem. Na realidade! Para fugir dos controles dos pais.
Essa é a pura verdade! A partir do fato de que os pais estão se divertindo postando fotos de seus pupilos e, fotos de suas baladas tardias, discutindo política e gostos, além, de monitorar as publicações de seus filhos, eles, por sua vez, estão falando no twitter, postando foto no Instagram e marcando saídas e encontros no whatsapp.
Daqui a pouco, um gênio de 16 anos, irá inventar um aplicativo secreto, somente conhecido para jovens, com o poder de ler pensamentos de alguém @sei lá quem, que está na sua lista de contatos.
Com tanta modernidade, ainda com o velho esquema e dilema, a liberdade de se expressar e poder ser como realmente é sem a vigilância dos pais.
Com toda essa vigilância, ainda ouço histórias de amigas com filhos que foram em baladas, “saudáveis” e, na realidade, quando buscou o filho na porta do prédio da festa, a aniversariante estava bêbada, se vendia convite para estranhos, e, os pais da aniversariante, estavam tranqüilos no apartamento vendo televisão. No mínimo acreditando que a festa é bem inocente.
Nessa hora, vale mesmo recorrer para o exercício de ensinar limites, ter confiança no filho em relação a uma situação perigosa, ou oferecimento de drogas, para saber dizer não, entre outras situações de risco a vida. Acompanhar tudo passando que também sabe confiar na atitude do adolescente.
Outro dia, minha amiga posta no “face”, claro, que aguardava o filho de 13 anos chegar da balada, em plena 2 horas da manhã. Claro, que na época da adolescência dela e minha, estávamos freqüentando a domingueira das 13 às 17 horas, com 16 anos de idade. Quanta diferença!

Se o elo de comunicação e confiança acontecer, não precisará o pai anti-social ter uma página de rede social somente para controlar o filho. Digamos que instagram e whatsapp bastam para ver os momentos felizes deles em festas e, poder combinar a hora de buscar no fim da festa.Até breve!

texto de Monica Rizzo Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humildade não é sinônimo de pobreza