Quem faz parte da classe política brasileira?

Brasil no regime democrático ainda é jovem e, ainda faz muita bobagem. Mas, com as bobagens que deveriam ser corrigidas, deveria se aprender. Todavia, o país está  “metendo os pés pelas mãos”.
Foi praticamente no começo de 1980, após uma Ditadura Militar, que o país formou os seus múltiplos partidos, porém, três deles, cresceram e se tornaram sujeitos ativos nas eleições que se sucederam.
É importante conhece-los para saber a sua ideologia, história e quem são. Principalmente, para os estrangeiros. Segue um breve relato deles:
PT – Partido dos Trabalhadores.
Atual partido da Presidente do Brasil e do ex-presidente Lula, o partido foi criado em 1980, saindo do MDB, partido de oposição na época militar. A criação começou com dirigentes sindicalistas, intelectuais de esquerda e católicos ligados à teologia da libertação.
Ele nunca se manifestou ser socialista-comunista, todavia, o ex-Presidente José Genoíno declarou em 2005 que o então Presidente Lula seguia o capitalismo lenista, em Moderno Príncipe de Maquiável.Outro importante membro José Dirceu foi exilado em Cuba, em 1960.
Desde o primeiro governo de Lula (2003), há boas relações  entre União Soviética, República Democrática Alemã (na época), República Popular da China, Cuba e Venezuela .Mas, nunca assumiu ser um partido marxista.
Eles aproveitaram a política social do Governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), reformulou e denominou o Bolsa Família que, hoje compromete 43% da economia brasileira, segundo última pesquisa.
Atualmente, sofre investigações de corrupção da Petrobrás e últimas eleições.
PMDB- Partido do Movimento Democrático Brasileiro.
Digamos é o partido chave, ou da conjectura política brasileira, pois, nunca está á frente dos cargos de liderança, mas, tem o maior número de congressistas e, aceita cargos em troca de apoio. Atualmente o Vice-Presidente é desse partido, desde Governo Lula.
O partido foi criado em 1980 por José Sarney e membros do antigo movimento de guerrilha MR-8. Anteriormente, foi MDB em 1970 contra a Ditadura e comandada por Ulysses Guimarães. Todavia, é um partido centrista.
Na última eleição indireta do país, venceu com o candidato Tancredo Neves que morreu antes de assumir; logo, ficou em seu lugar José Sarney.
PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira.
O partido foi criado em 1988 por Mário Covas, tendo como principais membros que disputam eleições Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Aécio Neves (neto de Tancredo Neves) e Geraldo Akckmin. Denomina-se Centro – esquerda.
Tornou-se relevante a sua participante quando Fernando Henrique Cardoso, mais conhecido com FHC tornou-se Presidente da República em 1995 com dois mandatos e, já como Ministro da Fazenda, no Governo anterior, fez a transição da moeda Cruzeiro Real para Real.
A sua esposa, já falecida, Ruth Cardoso, criou programa social que fortalecia as ONG´s para trabalhar em parceria, procurando fortalecer as comunidades locais.
Houve as criações de Bolsa Escola, Bolsa Gás e Bolsa Alimentação, que posteriormente, “virou” a atual Bolsa Familia.
Em 1984, chegaram a apoiar Lula (PT) nas eleições contra Fernando Collor de Mello.
E os eleitores?
Bem, para esclarecer os leitores estrangeiros, normalmente, os eleitores votam em pessoas e não em partidos. A não ser os adeptos ao PT que, de certa forma, votam em “qualquer pessoa” que Lula indicar. Assim, aconteceu com Dilma Roussef, pois, a única coisa que se sabia que ela era parte do Conselho da Petrobrás.
No exato momento, o país está em falta de novos nomes, novas pessoas que possam passar credibilidade e, caráter não corruptível. E, estamos vivendo outro cenário político, com uma bancada evangélica no Congresso tentando trazer normas conservadoras e criacionistas.
Esse é o atual cenário do país! Já tivemos um impeachment (Fernando Collor de Mello), e, tentativa no Governo FHC, Lula e, agora, Dilma; sempre no segundo mandato.
Vamos ver o que acontecerá.
Fontes:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humildade não é sinônimo de pobreza