Você realmente gosta de ir ao museu?

 


Em 2000 eu estava em Madri, na fila do museu do Prado, que estava longa, quase meia hora já e, ainda faltava um bom trecho para chegar até a revista. Eu percebi três casais de brasileiros, bem claro que era lua de mel, e, a impaciência deles, até a irritação era tão grande, que somente eu só vi uma das esposas realmente animada a visitar o museu e, claro eu. Cheguei a ouvir a conversa de que ficariam 1 hora e já iriam embora, só para satisfazer a vontade do pai de um deles.

E, eu percebo que nas minhas viagens eu vou pouco a museu com o meu marido, bem, uma questão mais financeira que falta de interesse. Ele gosta de fotografia, um pouco de arte moderna e História, mas, não de obras clássicas. Até vê, mas, naquele esquema de 1 hora e tá bom. E, o mais engraçado que muitos museus, assim que abrem, na minha cidade, Los Angeles, principalmente quando é gratuito, lota que conseguimos ir após um bom período. Acho que deve ser legal dizer que já foi, conheceu. Os moradores são turistas assíduos dos pontos turísticos ondem moram.

Não é uma ou duas vezes que já ouvi pessoas não terem paciência ou interesse de ver museus. Até gostam de ir se tem uma exposição nova, mas, os clássicos, os imortais, ficam lá, esperando uma visita. E, os museus se multiplicam, com novas tecnologias para entreter e tirar um sorriso do povo, ficar interagido. O prazer do simples ato de admirar, olhar uma pintura, escultura, sem 3D, ou explicação no áudio portátil, está sendo para poucos. Mesmo que você não entenda a privada sob um tapete verde no meio do salão.

Será que no futuro ainda teremos a Monalisa na parede para visitação, ou o Monet? Será que vai ter um sentido? Eu li uma frase de um crítico a museu que acha que o lugar é um cemitério de coisas inúteis. Fiquei triste em ouvir isso, nesse lugar, muito pintor colocou o seu interior, pensamento numa obra, ou já contou história de civilizações. Para quem não olha um pouco o passado, não sei que futuro uma pessoa assim pode ver. Visitem museu! Até breve!

Texto de Monica Rizzo Lopes ( Na foto é o museu Getty Center Villa, em Malibu)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humildade não é sinônimo de pobreza