Mas o que é independência financeira afinal!


Faz alguns dias que fiquei encafifada, depois que vi um vídeo da Nathalia Arcuri do canal Me Poupe. Eu sigo ela e, neste assunto a afirmação dela foi muito diferente do conceito de anos atrás. Daí, comecei a pesquisar mais sobre isso. Muitos consultores financeiros estão comungando da mesma teoria.
Curioso? Agora, a pessoa é independente financeiramente se ela tiver dinheiro trabalhando para ela e, ela não precisa trabalhar mais se quiser. Pois bem, esse conceito para mim, é quem é bilionário, e te explico. Eu já tive clientes, milionários com negócios abertos, muitos empregados e, se tiver uma crise financeira, pode ser que eles sobrevivam em mendigar comida, mas, muita gente vai para o “olho da rua”, eles vão cortar o luxo, mas, vão viver confortavelmente reclamando que são pobres agora, tendo que controlar muito bem os gastos, se não vai sim ser classe média em um apartamento de 3 dormitórios.
O que eu aprendi na prática o que é ser independente financeiramente? Você se custeia sozinho, paga as suas compras, moradia, luz, água, comida e assim por diante. Ninguém te ajuda. Mas, tem um emprego que vai ser a fonte? Sim. Então não é independente? Como assim? Você é dono do seu nariz, como diz o meu pai.
Segundo o novo conceito, ter conseguido o seu carro, a sua casa, trabalhar e pagar suas despesas, você continua dependente financeiramente. É incrível como isso agora não tem valor nenhum. Antes, era motivo de orgulho para a gente. Eu sei que perdemos isso algumas vezes, eu mesma fali aos 34 anos e, vendi tudo que tinha conquistado para pagar dívidas. Quase tudo, porque ainda peguei como pagamento um apartamento que alugo.
Então, esse apartamento faz dinheiro para mim? Posso parar de trabalhar? Faz, mas ainda tenho que trabalhar.Bem, a base agora está em investimentos. Invista tudo que puder para ser independente.
Eu te pergunto: quem é independente financeiramente então? Só investidor de bolsa? Eu e meu marido somos para complementar a aposentadoria e, ter no futuro, um conforto maior. Desta forma, considero independente quem recebe dividendos de trust, heranças, stocks que parentes deixaram. Não necessariamente trabalharam para isso. E, os bilionários.
Mesmo assim, é perigoso esse conceito, porque nos States, tem gente que tem tudo aplicado em investimento e, na última quebra de mercado, perdeu quase tudo. Logo, não é a total segurança. Conheço um casal que se não tivesse a casa própria, ficaria em condição pior, porque o Social Securit deles, a aposentadoria deles não é tão alta. Aliás, você é dependente se recebe aposentadoria, segundo o novo conceito.
Eu acredito que alimentar essa nova visão, pode desmotivar muita gente a ser independente de fato. Hoje, não interessa dirigir mais, adquirir uma casa, investir numa carreira, ter trabalho fixo, e, como você consegue dinheiro para trabalhar para você? Eu prefiro dizer, desejem ficar ricos! Vamos começar a investir para ter mais uma fonte de renda! Criar uma segurança financeira a mais! E, trabalhemos sim, porque vale a pena.
Não deixe de sonhar em conquistar a independência, adquirir o que sonha ter, e, não gaste tudo que tem, muito menos gaste mais do ganha. Assim, não sofrerá grandes problemas financeiros.
Texto de Monica Rizzo Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humildade não é sinônimo de pobreza