Diário de uma Brazuca- Segurança domiciliar. Americano tem medo?


Não é lindo as casas sem portões, jardim lindo, cuidado? Nosso sonho de moradia. Ainda se consegue ter casas assim aqui. Mas, os sistemas de segurança já estão espalhados, câmeras em casa, e, eles não consideraram colocar grades, em alguns casos, uma cerca viva de plantas que crescem alto ou de árvores que aproveitam a parte da frente para as crianças brincarem ou, colocar um jardim de meditação.
A premissa aqui é que o dono pode ter arma em casa e, se atirar dentro de casa, considera-se legítima defesa. Quando se houve falar em furto, eles precisam ter certeza que o dono não está em casa e, também ter algum indício de que tem objetos de valor. Porque levar TV, celular, relógio comum, eletrônico em geral, nem compensa. E, os valores nas lojas são acessíveis praticamente a todos.
Coisas de valor eu digo jóias e dinheiro, que americano não guarda em casa. Somente os estrangeiros, muitos da parte do médio ocidente que gostam de aparecer com jóias em público e, chamam a atenção do sujeito mal intencionado. Todavia, as fechaduras com códigos estão se tornando popular. Aliás, é melhor que carregar chave. Sim, estamos fechando portas agora, melhor prevenir.
Bem, o meu maior receio é muito mais um psicopata que um ladrão. O mais interessante que não se quebra literalmente vidros, janelas, não há propriamente uma grande violação para entrar na casa. Isso chama ainda mais a atenção. Nós ficamos mais cuidadosos com a presença de muitas vans, pessoas morando em carros, perto da rua. Por um lado, sabemos do problema de moradia, mas, nunca sabemos bem quem pode ser o residente dos carros e das casas vans ou trailers. Aliás, tem áreas específicas para motorhomes e trailers. É ilegal estacionar nas ruas normalmente.
Até agora, pelo menos onde moro e onde moram os meus amigos, não reclamam sobre segurança, chegar tarde em casa, porque temos uma polícia que funciona rápido. Isso que é a chave de tudo e, por causa da tecnologia do CSI daqui, descobrem rapidinho provas.
Nunca me esqueço que um maluco pegou a arma do pai, saiu atirando na rua, matou três e, já na segunda morte, já sabiam que era, onde o pai morava, registro da arma e, estavam no rastro, lamentavelmente, na tentativa da captura ele fez mais uma morte e, tentou se matar, porém, sobreviveu. Isso em duas horas.
Se você ver casas com portões grandes, ou são as mansões dos famoso que, se escondem dos fotográficos e curiosos, ou, são latinos que compram a casa e, a primeira coisa é colocar uma grade. Está no sangue, a gente compreende.
O segredo está em uma Polícia eficiente e, goste ou não porte de arma para cidadãos. Aliás, isso é outro tema para escrever.

Até Breve!
Texto de Monica Rizzo Lopes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humildade não é sinônimo de pobreza