O que é cultura?

Ligado às linhas invisíveis, ao terminarmos de conhecer melhor o nosso meio ambiente urbano e rural, neles estão presentes o meio ambiente cultural e o seu patrimônio.

Como nós sabemos dizer quem somos? Quais as nossas características? Qual é a nossa essência? Através da nossa História, dos nossos costumes, dos nossos hábitos, do nosso patrimônio.

Muitas vezes, a cultura é interpretada como entreternimento; todavia, isso não é um erro, pois, muita forma de expressão artística retrata uma cultura e, ao mesmo tempo, entretém como as festas juninas, os teatros com tema nordestinos, um estilo de música típico da região, a literatura. Nessa área, o Nordeste brasileiro é mais disseminado que a cultura sulista e nortista.

Confesso que como paulistana, o Sudeste, tem a sua cultura, mas, como muitas cidades como Rio de Janeiro, a porta do Brasil e, São Paulo, o centro nervoso dos negócios, que recebem pessoas do mundo inteiro, fica para Minas Gerais, acolher a todos com os seus hábitos e costumes, principalmente gastronômico.

Seja dentro da nossa família ou dentro de uma nação, tudo que exprime identidade e informação, nos é útil para a manutenção da originalidade de um grupo de pessoas ou de nacionalidade para as futuras gerações. Mantê-las tornam-se importantes para respostas sobre o passado e autoconhecimento para elas.

Define-se  patrimônio  em um conjunto de bens materiais e imateriais que o homem pode apropriar-se e que tenha valor em dinheiro. Durante a construção da nossa história, vemos nos monumentos, construções de Palácios, arquitetura, obras de arte, músicas, entre outros.

Já, ambientalmente, o patrimônio natural pode ser vislumbrado nas florestas, espécies animais, árvores, tipos de plantas e vegetações, que traduzem o conhecimento de clima, hábitos alimentares, frutos, desenvolvimento humano em uma determinada região.

A cultura está nas formas de expressão; nos modos de criar, fazer, viver; nas criações científicas, artísticas e tecnológicas; nos documentos políticos, manifestações populares e entre outros. Será que agora você consegue perceber os seus gostos e reconhecer onde creceu?

O Estado procura preservar o  meio ambiente cultural, desde a Constituição de 1934 com foco nos monumentos históricos e de artes.

Para isso, há o Projeto de Lei nº. 6651/2006 que tem a proposta de criar Fundo Especial do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para assegurar recursos financeiros para recuperação e preservação do acervo tombado pela União e Estados.

Alguns exemplos de patrimônio histórico: Carnaval, Farra do Boi, Pão de Açúcar, Mata Atlântica, Amazônia, livro Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa, pessoas como Dercy Gonçalves, Rui Barbosa, Cristo Redentor e muito mais.

Logo, quem preserva o patrimônio cultural, sem deixar de progredir no tempo, está conservando a memória do que fomos e do que somos. Patrimônio quer dizer: ”herança paterna”. Cabe a nós reconhecê-la e cuidar bem desta herança.

Por fim, seria interessante você parar um pouco e pensar também, na cultura introspectiva de seu mundo familiar, que diz muito sobre sua pessoa, suas convicções e maneira de ser. Isso pode ser um processo de autoconhecimento bem construtivo não acha?

Texto de Monica Rizzo Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humildade não é sinônimo de pobreza