Lazer e afins
Depois de escrever sobre cultura, o entretenimento ou, o famoso lazer, direito garantido até na Constituição Federal, se tornou um tema de abordagem importante.
Parece até bobo, mas, o que é lazer para você? Isso eu sempre me pergunto quando saio pelas ruas, principalmente, de fins de semana e feriados, e, fico observando o que as pessoas fazem em seu tempo livre.
O meu sonho de consumo é conseguir conciliar trabalho, lazer e aprendizado, sem saber o que é no momento, tornando o meu ócio criativo e sem determinação de dias. Para facilitar a compreensão, imagine você em uma reunião de trabalho, em um belo local, no qual você pode desfrutar uma boa vista, tirar duas fotos para recordar, e, saborear um bom almoço? Ah, aprendendo com alguma experiência de vida ou de trabalho com outra pessoa.
Esse almoço poderia ser em plena quarta-feira, e, lhe proporcionou duas horas de trabalho, lazer, e, um pouco mais de conhecimento!
Eu me recordo nos tempos de faculdade que fins de semana eram em casa ou em casas de campo ou praia com amigos e, as baladas....ah as baladas! Sempre de quarta ou quinta.
Mas, sabe qual é o lazer mais popular que vejo nas ruas? Os famosos bares sejam de periferia ou dos bairros badalados. A população, em sua grande massa se diverte em churrascos com pagode ou, bebendo no barzinho da esquina, vendo futebol.
Olhe, estava me esquecendo do futebol, que para muitos é o lazer obrigatório do domingo, seja numa pelada ou assistindo na televisão.
Parece um tema vazio, senão vejamos, o que define entreternimento, como o “conjunto de actividades que o ser humano pratica sem outra utilidade se não o prazer”. É o desvio do espírito para coisas diferentes das que preocupam. Pode ser umadistração, um passatempo ou um desporto. E, lazer, “o conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais." (Dumazedier, 1976,apud Oleias).
Eu acho importante compreender como os seres humanos escolhem passar o seu tempo livre, porque ele foi feito para pensarmos um pouco mais no bem estar, no descanso, que ajuda a enfrentar a vida.
Particularmente, eu gosto muito de eventos artísticos como exposição, show, teatro, cinema, algumas vezes dançar e, um bom papo com amigos acompanhado de uma boa comida. Mas, viajar é o melhor de todos!
No fundo, “o que é de gosto regala a vida”, seja como for o divertimento das pessoas, desde que não utilizem violência ou desrespeite o seu próximo, o lazer deve ser garantido e usufruído sim, para o nosso bem estar mental.
Texto de Monica Rizzo Lopes
Fonte dos conceitos: http://pt.wikipedia.org
Comentários
Postar um comentário