ESSE PRATO É ORIGINÁRIO DE ONDE MESMO?


Vamos conversar sobre comida um pouquinho? Hummm... já tomou o seu café da manhã ou almoço ? Se não vai dar fome.
Sabe, sempre tive orgulho da nossa culinária brasileira, por ser única ao misturar a influência africana, portuguesa e indígena, e, no ponto mais alto do meu orgulho arrogante, sempre achei que é exclusiva nossa. Porém, ao mudar para os Estados Unidos, em um Estado que abraça os imigrantes e, tem todos os sabores do mundo, ultrapassando São Paulo, percebi que não somos exclusivos. Ledo engano, tive que baixar a bola.
Para muitos que estão lendo este artigo, e pensam como eu pensava, sinto dizer isto. Da mesma forma que tivemos nosso colonizador e, nossas mixagens, outros países também. Aliás, muito parecidos na América Latina.  Como exemplo, um dia em sala de aula , levamos pratos típicos e, os colombianos me disseram que eles também têm pão de queijo. A nossa feijoada é muito parecida com a Jambalaya dos Estados Sul-Americanos dos Estados Unidos, claro, influência afro.
Daí, com um resquício de orgulho, pensei...a comida mineira não tem igual. Ledo engano de novo! Ao ver o programa do saudoso e adorado Anthony Bourdain em Miami descobrindo os bairros latinos, ele mostrou que Porto Rico tem uma comida tipicamente mineira.  Me dei por vencida.  Tudo bem, sem competição e, vamos sim é comer!
Eu no final das contas, me entreguei à comida asiática nos States, feliz em saber que não passarei fome na Ásia, pelo contrário.  Quem dera é que todos tivessem comida no prato, seja lá de onde for, não interessa qual a origem mesmo. O que importa é que temos uma variável  de opções para nos agradar e nos satisfazer.
E para todos, um bom apetite!Até breve!

Texto de Monica Rizzo Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humildade não é sinônimo de pobreza