DIÁRIO DE UMA BRAZUCA – ALGUNS COSTUMES AMERICANOS


Com o tempo, você vai prestar atenção nos costumes dos americanos vivendo o dia-a-dia, e, quando você observa a linha de pensamento deles diante uma situação ou evento. Mas, alguns hábitos são bem fáceis de perceber. Eu listei 12, os que me lembrei de momento, assim que me lembrar mais eu faço outro artigo.
Vamos lá...
1.       Ônibus – eu vou fazer um especial de transporte público, mas em linhas gerais, o transporte público foi estruturado no mesmo sistema de Curitiba, com troca de ônibus no caminho. No início parece confuso, mas não é. Quando você esperar o ônibus, não se preocupe com filas, não se faz na maior parte do tempo e, consicentemente você deixa aquele que estava esperando mais tempo entrar primeiro. Idoso paga metade da passagem e, tem poucos banco destinados a ele, que é o mesmo com pessoas com deficiência. Há plataforma que se abre para aqueles com cadeira de rodas. Todos pagam a passagem, inclusive morardo de rua.
2.       Banheiro – o americano joga o papel higiênico no vaso sanitário na maioria das vezes, alguns não. Em casa adotamos este costume, e, reduzimos mais um saco de lixo. Segundo explicação deles, se tem um excelente sistema de tratamento de água e esgoto e, retirada de resíduos da água, só não jogue absorvente por favor. E, o sistema de pressão de vaso do banheiro também é muito bom. Logo, em locais públcos você não verá o cesto de lixo normalmente. Mas, temos o papel de assento na Califórnia.
3.       Restaurantes – o atendimento nos restaurantes normalmente é bom, todavia, muitos não tem muita paciência para você ficar conversando sem pedir ou parar de consumir e ficar 30 minutos papeando. Logo, quando percebem que você já comeu, vem oferecer mais alguma coisa, sobremesa, bebida e, trazem a conta, que não está inclusa a gorjeta. Alguns toleram a sua vontade de ficar papeando, dependendo do movimento. Mas, não te expulsam grosseiramente, só dão umas olhadinhas. Peça uma caixa para levar para casa o que não comeu, é super normal, até em restaurante chique.
4.       Moradores de rua – sim temos muito na Califórnia por causa do bom clima, principalmente em Los Angeles e San Diego. Eles não te enchem a paciência, são poucos que pedem dinheiro ou comida. Pegam metro e ônibus, okay? Ah! Vão nas bibliotecas! Alguns deles têm computador e telefone celular. Tem um projeto da cidade para construção de prédios com lofts para eles, com assistência social para atendê-los.
5.       Horários demarcados- primeiro, você quando marcar um encontro com alguém, seja o que for, faça com 2 semanas de antecedência, ligue para confirmar alguns dias antes. Se for para ir na casa de alguém, tem hora marcada, e, às vezes, hora para terminar. Tudo é acertado, horário, local de encontro e, algumas vezes onde irá jantar, ou almoçar, etc.
6.       Café da manhã tem omelete, não no almoço – omelete se come de manhã, não é mistura de almoço ou jantar. Comum em brunch.
7.       Reciclagem de lixo – Califórnia tem política de reciclagem de lixo. E, se puder colaborar no descarte do lixo corretamente, todos agradecem. Eu até guardo minhas latas, garrafas de vidro e, de plástico para depois levar a um centro de coletagem que troca por dinheiro. Tudo aqui vira dinheiro.
8.       Bem, Califórnia ok.... Free Preview Screening – Mas o que é isso menina?Como Los Angeles é a capital do Cinema, por enquanto, os estúdios passam gratuitamente os filmes ainda não perfeitos com música, ou sobreposição de imagem, e outras coisitas mais, todavia, estão quase todos prontos, para o público ver se gosta e qual a opinião dele. No final você responde um questionário.Eu e Karl vamos direto, sempre que dá. É engraçado porque você vê muitos casais, é uma forma barata de encontro ou programa a dois hahaha. Só tem que esperar bastante na fila. Dica, não compre a pipoca não, leve o lanchinho na bolsa, eu levo até pipoca na minha bolsa pequena de almoço. Alguns dão dinheiro, e, aí se você gastar com comida, fica preço de cinema normal.
9.       Cartas e cartões – eu adoro isso! Ainda se manda cartões e alguns cartas para as pessoas. Todos os eventos, ao menos virtual, mas aniversário, Natal, Páscoa, Thanksgiving, Casamento, Agradecimento do presente ou de um jantar especial,  Dia dos namorados,  Dia das Mães, Dia dos Pais, isso é bem legal.
10.   Mesa de jantar ou de almoço ou restaurante – americano não usa faca praticamente, logo, se vier para os Estados Unidos, não estranhe, e, pode pedir para o garçom, não tem problema. E, eles vão te olhar um pouco torto se você comer pizza com garfo e faca. Não ligue! Eles comem com a mão.
11.   Buzinas no trânsito – americano não tem muita paciência e, vejo que eles businam muito normalmente. E eu achando que Sampa era trânsito de doido.... em Los Angeles, não fica atrás.
12.   Ir para programa muito longe – se tiver que ir para um programa de diversão a partir de uma hora de carro, já ficam desestimulados acredita? Tem que querer muito ir. Reclama do problema de estacionamento, preço do estacionamento, trânsito, tudo. Tenho que convencer sempre, mas eu consigo na maioria das vezes.
Assim que lembrar mais pequenos costumes eu deixo a par... Um lindo dia!
Texto de Monica Rizzo LOpes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humildade não é sinônimo de pobreza